quarta-feira , 16 abril 2014
Últimas Notícias

Riachuelo Atlético Clube renasce no RN

O Riachuelo Atlético Clube, outrora conhecido popularmente por RAC, retorna as atividades após 25 anos de silêncio no cenário esportivo Norte Rio Grandense. O clube foi fundado em 16 de agosto de 1948 e disputou o primeiro campeonato em 1950. Sua última paticipação no futebol potiguar foi no Estadual 1988. A trajetória da equipe esteve ligada à Base Naval de Natal. No começo, os jogadores do RAC eram quase todos ligados à Marinha, quer como funcionários civis, ou militares.

prestigiada

Presença do Vice-Almirante Gambôa

No dia 22 de março, em solenidade no Clube Atlântico, o RAC renovou seu compromisso com a sociedade Natalense e com o Esporte Potiguar diante de varias autoridades militares (Marinha do Brasil). Abrilhantando o evento, estavam varios desportistas, ex-jogadores e jornalistas da imprensa local.

O Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni GAMBÔA, Comandante do 3º Distrito Naval, prestigiou o evento acompanhado de sua esposa Srª Catarina Gambôa. O Exelentissímo Comandante presidiu a mesa que agraciava os seletos homenageados da noite: Marinho Chagas e Ribamar Cavalcante, ex-profissionais de futebol, além do torcedor número um do RAC, José Felinto da Silva, popularmente conhecido como Senta a Ripa, e o baluarte do clube nos anos 60 e início dos 70, Antonio Pereira de Castro. Todos os agraciados receberam o troféu “AMIGO DO RAC”, sendo o Sr. Everton o representante do seu avó já falecido, o Tenente Castro.

agraciados

Marinho Chagas, Everton (Representando o avó Tenente Castro), Ribamar Cavalcante. Foto de Rafael Mauricio

O homenageado Marinho Chagas agradeceu pelo troféu recebido e falou sobre o carinho e respeito que tem pelo clube que o fez despontar para o futebol brasileiro e mundial.

“O homem sério e simples que sou, devo muito à Marinha. Ela ajudou muito na minha formação educacional. Então, sou muito grato por tudo isso”, disse o melhor jogador do século, na posição, eleito em todos os clubes que passou no Brasil, inclusive, escolhido o melhor lateral da Copa do Mundo de 1974

Fonte: DantasNet.com / Fotos Rafael Maurício

296 total views, 1 views today

2 comentários

  1. DIMIRSON HOLANDA CAVALCANTE

    Natal, 16 de agosto de 2013.
    Com satisfação, casualmente, encontrava-me em visita dos Veteranos FNs sabendo da existencia do RAC fiquei.
    Na ocasião, falando com o atual Presidente, peguntei se o atual RAC sabe da existência da do “Senta Ripa” e acrescentei que o RAC sem a memória desse “Velha Guarda” parece faltar algo!
    Fui testemunha ocular de desportista famosos ainda no RAC, como o Marinho Chagas saindo do treino sobe o comando do Castro no antigo CIAT. Assisti jogos calorosos no Juvenal Lamartine com a torcidas em peso dos Marinheiros que por aqui cursavem em Natal. Tudo isso passa como um filme em minha cabeça em fração de segundos.
    Oxalá novos tempos, novos cabeças possam resgatar essa memória que não podemos mais esquecer enquando vida tivermos.
    Na época, marinheiro jovem, defendi equipes além da minha turma de especialização no CIAT como goleiro, e campeão na categoria de futebol de salão diga-se de passagem. Tímido, franzino, tinha desejo de me tornar goleiro também do RAC na modalidade de futebol de campo, chegando uma vez a substituir em treino o goleiro que não tinha ainda vindo ao treino. Fiquei apenas nisso. Talvez seja uma das frutrações que ainda carrego.
    Senta Ripa o conhecei. Sozinho ele levantava a galera. Tocava, assobiava, agitava a bandeira do RAC, soava um chocalo, enfim levava a alegria e empurrava o RAC para a vitória contra os grandes da época. Memoráveis tempo que oxalá voltem novamente!!!

    Dimirson Holanda Cavalcante
    É 1º Sargento Reformado

    • Rodolfo O. Alen Jr.

      Caro Dimirson,
      Obrigado pelas palavras motivadoras. O seu entusiasmo e a emoção que o ressurgimento do RAC lhe causa são muito importantes para que esse retorno seja exitoso.
      Contamos com a sua presença na feijoada do dia 1º de setembro no Atlântico.

      Abraço,
      CT Alen
      Vice-Presidente do RAC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
Scroll To Top